Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um dia faço um blog

Gustavo Santos : a polémica continua.

Confesso que fiquei surpreendida com a postagem de Gustavo Santos na sua página oficial de facebook.

Ele, que até parecia ser um gajo minimamente inteligente e que até é relativamente bem visto pelos seus discursos sobre a vida no geral - excepto a sistemática recorrência a gesticulação cada vez que abre a boca - e depois sai-se com uma daquelas?

A meu ver as declarações que prestou seguidamente foram completamente frustradas no sentido em que continua sem conseguir explicar o lapso cerebral que teve no dia em que publicou o seguinte:

 

"Liberdade de expressão é uma coisa, desrespeito gratuito e egóico pelas mais altas crenças dos outros, sejam elas quais forem, é outra. Infelizmente, um e outro ponto colidiram hoje. Que uns sejam apanhados e severamente julgados pelo que fizeram e que outros, os que tiveram sorte e ficaram, assim como tantos outros que fazem carreiras a ridicularizar a verdade de quem não conhecem de lado nenhum, aprendam alguma coisa com isto!
Opinar sim, questionar também, agora gozar sistematicamente com convicções alheias é que me parece despropositado. Além disso, sempre que desrespeitamos alguém desta forma, estamos a trazer uma potencial ameaça para a nossa vida!"

 

 

Isto a mim soou-me a algo do género "Agora vejam se aprendem mas é a estar caladinhos e páram com as piadas, nomeadamente com aquela graçola estúpida em que estão sempre a dizer que tenho cabeça de cotonete e que a minha veia poética está relacionada com a minha escolha sexual" .

 

Reparem quando ele diz : " ... e que os outros, os que tiveram a sorte e ficaram, assim como tantos outros que fazem carreiras a ridicularizar a verdade de quem não conheçam de lado nenhum, aprendam alguma coisa com isto".

Como assim, Gustavo? A sorte que eles tiveram? SORTE? Para si, que já disse não acreditar em coincidências, como pode acreditar na sorte? E como se pode aprender alguma coisa com isto? Não há muito a aprender, a não ser o facto de que vivemos num mundo cada vez mais medíocre onde a vida de uma pessoa não vale absolutamente nada. Está a querer dizer que devemos aprender com as bestas que matam indiscriminadamente sem dó nem piedade? Que ensinamentos se retiram daí?

 

Acho que a maneira do Gustavo encarar isto foi algo como : "Agora fodam-se todos, seus humoristas idiotas , e aprendam a fechar a matraca que eu sou um pseudo-poeta/pseudo-amante-da-vida/pseudo-apresentador/pseudo-escritor,  e tenho todo o direito de falar sobre como o céu é azul e de como o amor é um mar cheio de barbies e kens, e vocês, seus atrasados, só sabem gozar com isso e não têm esse direito"

 

Acho que alguém tem que explicar ao Gustavo que liberdade de expressão não é apenas o que ele faz. A liberdade de expressão é isso mesmo, liberdade de se exprimir (mesmo não gesticulando como o Gustavinho, nem todos temos esse talento). Seja em forma de sátira, em forma de poema, em forma de prosa..TODOS têm o direito a se manifestar. Se há pessoas que levam a mal? Claro que sim! E daí? Só nos resta a nós, seres humanos, lidar com isso. Lidar com as mais diferentes formas de manifestação. Lidar de forma civilizada. Lidar de forma equilibrada. Claro que ninguém gosta de ser gozado nem colocado em causa. Mas como humanidade, que deveríamos ser, temos que lidar com isso! Não incutir o medo.

 

Gustavo, Gustavo...É caso para dizer : " Querido, deixe de ser egóico* "

 

*Significado de egóico: Pessoa que se incomoda quando é solicitada.
Fala de si o tempo todo, se elogiando, se achando o melhor

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.