Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um dia faço um blog

Quando a educação dos pais falha o que acontece?

Antes¨de mais quero explicar que não tenho filhos. Tenho 22 anos, estudo e não tenho ninguém a meu cargo. Tomo conta de mim, e mal muitas vezes. Por esse motivo, não quero de todo criticar o modo de educar de cada pai e de cada mãe. Cada um educa os seus rebentos como bem entende e como sabe. Eu não sou claramente a pessoa certa para dizer como se conduz o desenvolvimento de uma criança.

No entanto há algo que gostaria de partilhar e dar a minha opinião.

Julgo que já ter referido aqui que faço voluntariado. Acompanho uma criança com 10 anos com problemas escolares e comportamentais. Uma vez por semana vou à escola, estou com ela durante quase duas horas, e tento apoiá-la a nível escolar e a nível comportamental/emocional. Cada tutor fica "encarregue" de um miúdo que precisa de apoio e atenção e a mim calhou-me a J.

Gosto muito dela, para ser sincera.

Porém, às vezes custa-me entender certos comportamentos e é muito complicado gerir algumas situações.

Por exemplo: A J. conta-me muitas vezes que participa em confrontos físicos com a colega X e com a colega Y. Explica-me ela que a M. já lhe chamou muitos nomes e que, por esse motivo, frequentemente aperta-lhe o pescoço (literalmente). Quando se irrita com alguém, pumba , um pontapé. Resumidamente: é uma miúda muito dada à bulha e a conflitos. Muitas das minhas sessões com a J.debruçam-se na questão da violência e tento trabalhar muito com ela nesse sentido. Mas porra, é revoltante eu esforçar-me para que ela evite este tipo de comportamentos quando a própria mãe a incentiva a tal. Como é que alguém diz a uma criança de 10 anos que não deve ouvir os conselhos da mãe, que é quem supostamente lhe deve dar educação, e deve ouvir os meus?  Se a mãe dela lhe diz que deve bater aos miúdos que lhe chamam nomes, como é que alguém pode convence-la do contrário?

Outra questão é os jogos de computador e de playstation. Jogos violentíssimos e com linguagem que não é de todo adequada à sua idade. É frequente jogar por vezes durante toda a madrugada. E quando eu pergunto: então e a tua mãe não se importa? Adivinhem qual é a resposta.

Trabalhos de casa: nunca faz.

Estudar: nem sabe o que isso é.

Às vezes custa-me a acreditar que esta geração se possa perder desta forma. Claro que a educação de uma criança se solidifica na escola mas a base parte sempre de casa.

Acredito que às vezes, quando se tem filhos, seja complicado dar atenção a tudo: trabalho, casa, crianças, relação amorosa, nós próprios. Mas quem decide trazer uma criança ao mundo deve esforçar-se para que esta se torne num cidadão responsável e preparado para a vida. E infelizmente não é isso que transparece na educação desta menina.

Não vou desistir da J. , disso tenho a certeza. No entanto às vezes é revoltante sentir que o esforço que faço todas as semanas acaba por não resultar porque lhe transmito valores diferentes aos que são transmitidos em casa.

Acredito que o empenho irá trazer frutos mais tarde e tenho uma grande esperança na juventude.

Acima de tudo, cada vez mais tenho a certeza que aquilo que somos parte muito de quem nos educa e nos transmite os valores e é nestes momentos que sinto uma eterna gratidão pelos meus pais que nunca falharam na maneira como me deram as bases da vida.

 

15 comentários

Comentar post