Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um dia faço um blog

Estou a terminar a licenciatura... SOCORRO!

Estou a terminar a licenciatura em antropologia e no entanto sinto-me completamente perdida.

Talvez seja um pouco vergonhoso dizer isto, mas não faço a mínima ideia de como será a minha vida daqui em diante. Gostava de continuar a apostar na minha formação, investir num mestrado e até quem sabe atirar-me a outras áreas.

Quando entrei em Antropologia confesso que esperava algo diferente. Confesso que os meus planos saíram-me furados. Não acho que seja mau admitir, até porque as falhas fazem parte da evolução. Não estou de todo a dizer que falhei quando decidi vir para este curso. Simplesmente acredito que se fosse hoje teria ido para algo diferente.

No entanto, não quero baixar os braços.

Quero arranjar um trabalho e conciliar com um mestrado ou com cursos que me suscitem interesse.

Agora, e tentando explicar o título do post, estou em pânico com a questão de arranjar emprego. Não que não queira trabalhar, obviamente. Mas porque sei que nos tempos que correm é muito complicado.

Apesar de estar em Lisboa e saber que existem mais oportunidades, também sei que a concorrência é feroz e que são muitos cães a um osso.

Ao refletir sobre o assunto acho que não quero que este trabalho esteja relacionado com o curso que tirei. Eu sei que seria importante consolidar o que aprendi e pôr em prática os anos que andei a marrar. A questão é que gostava mesmo muito de explorar novas áreas.

Bom, e com isto encontro-me numa encruzilhada.

Por onde se começa a procurar trabalho afinal? Sim, porque infelizmente a minha faculdade não dá qualquer tipo de suporte e apoio aos alunos. E é mesmo isso que me revolta e que me fez ficar (quase) de costas voltadas com a Antropologia. É que torna-se tudo tão mais maçudo e custoso quando se passam anos a dar matéria que muito provavelmente nunca irás conseguir aplicar no mercado de trabalho...mercado de trabalho esse que escasseia.

Sim, podem dizer: bem-vinda à vida.

Obrigadinha, era mesmo isso que precisava de ouvir.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    umdiafacoumblog 18.05.2015

    Olá Mariana.
    Para ser muito sincera, sinto que o meu curso está completamente mal estruturado. Há muita componente teórica, que sinto que não consigo aplicar em lado algum. O lado prático ficou completamente esquecido.
    Para além disso,não há qualquer tipo de preparação para o mercado de trabalho, bem como perspectivas de emprego.

    Tenho muitos colegas que amam o curso de paixão, outros nem tanto. Também já vai muito com o gosto de cada um.

    Boa sorte! :)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.